Topo
Blog do Leo Dias

Blog do Leo Dias

Atriz vai a show de Xanddy do Harmonia e o acusa de intolerância religiosa

Leo Dias

05/08/2019 14h10

Xanddy do Harmonia do Samba (Foto: Reprodução/instagram)

Xanddy, vocalista do Harmonia do Samba, se apresentou na noite de ontem na "Festa Oxente", que aconteceu no Rio de Janeiro. Entre os presentes no show estava a atriz Luana Xavier, neta de Chica Xavier. Ela, depois da apresentação, fez um "textão" em suas redes sociais dizendo que, apesar de ser muito fã do cantor, percebeu uma intolerância religiosa vindo dele em uma das músicas.

Veja também:
Xanddy revela que gravadora tentou separá-lo de Carla Perez: "Tramoia"

Luana aponta que Xanddy, por ser evangélico, cortou a frase "do canto Candomblé" da música "Raiz de Todo Bem", que estava em seu repertório. "Um desrespeito sem tamanho. Se por questões religiosas, morais ou seja lá o que for, ele não pode pronunciar a palavra "Candomblé" então deveria tirar essa música do repertório. Simples assim", disse ela.

Ainda no texto sobre intolerância religiosa, Luana Xavier continua: "Mas Luana, você foi se divertir em um show e já voltou problematizando? SIM! E sabe por que? Porque durante anos o Candomblé foi uma religião proibida de ser exercida. Toques de Candomblé eram caso de polícia. E para tristeza do povo de axé, voltamos a essa era das trevas, onde muitos terreiros estão sendo invadidos por fundamentalistas religiosos. Portanto precisamos falar SIM sobre intolerância religiosa. E ao cantor @xanddyharmonia fica aqui o meu apelo… apelo de alguém que sempre admirou o trabalho dele: Respeite o nosso sagrado!"

Procurado para se pronunciar, a assessoria de Xanddy disse que ele estava 'off', em viagem de retorno para Orlando, nos Estados Unidos, onde vive com a família.

A postagem teve mais de 22 mil visualizações em pouco mais de 10 horas e ganhou o apoio de muitos, inclusive da também cantora Teresa Cristina, que aplaudiu a publicação de Luana.

*Com colaboração de Lucas Pasin

Veja a postagem de Luana Xavier: 

Ver essa foto no Instagram

 

ALERTA TEXTÃO SOBRE INTOLERÂNCIA RELIGIOSA!!! Resolvi avisar antes o tema do post, para que só aqueles que realmente estiverem interessados leiam até o final. Sou muito fã do @harmoniadosamba . Há muitos e muitos anos. Já fui em inúmeros shows deles: aqui no Rio, em Salvador e até em Vitória. Mas hoje me decepcionei bastante com o @xanddyharmonia . Que ele é evangélico e fala bastante sobre sua religião, inclusive em shows, disso todo mundo sabe. E definitivamente não é um problema. Porque falar da nossa própria religião é um direito que nos compete. Porém, hoje no repertório do show tinha a música "Raiz de Todo Bem" comumente cantada pelo intérprete Saulo. Peço que reparem no vídeo. Comecei a filmar depois de um minuto de música rolando porque eu não conseguia acreditar no que estava acontecendo. Pois bem….. Xanddy suprimiu a frase "do canto Candomblé" durante toda a música. Um desrespeito sem tamanho. Se por questões religiosas, morais ou seja lá o que for, ele não pode pronunciar a palavra "Candomblé" então deveria tirar essa música do repertório. Simples assim. Mas Luana, você foi se divertir em um show e já voltou problematizando? SIM! E sabe por que? Porque durante anos o Candomblé foi uma religião proibida de ser exercida. Toques de Candomblé eram caso de polícia. E para tristeza do povo de axé, voltamos a essa era das trevas, onde muitos terreiros estão sendo invadidos por fundamentalistas religiosos. Portanto precisamos falar SIM sobre intolerância religiosa. E ao cantor @xanddyharmonia fica aqui o meu apelo… apelo de alguém que sempre admirou o trabalho dele: Respeite o nosso sagrado! Respeite a nossa fé! Principalmente você que canta "respeite quem pôde chegar aonde a gente chegou". Se não pode pronunciar a palavra Candomblé, retire a música do seu repertório. Fico no aguardo! Boa noite a todos: Obs: se eu retirar o post é para me resguardar, mas por hora ele segue aqui. Axé pra quem é de axé! . . #fé #candomblé #umbanda #respeiteonossosagrado #respeiteanossafé #naoaintoleranciareligiosa

Uma publicação compartilhada por Luana Xavier | Actress (@luaxavier) em

Sobre o autor

Leo Dias é jornalista e apresentador do programa “Fofocalizando”, do SBT. Foi correspondente internacional da rádio portuguesa RDP, passou pelas TVs Bandeirantes e RedeTV! e apresentou um programa na rádio FM O Dia, líder de audiência no Rio de Janeiro, onde entrevistava políticos, jogadores de futebol, dirigentes e muitos artistas. Assinou uma coluna de celebridades no jornal "O Dia" e também esteve nos jornais "Extra" e nas revistas "Contigo", "Chiques e Famosos", "Amiga" e "Manchete". Apesar dessa experiência, sempre se definiu como repórter, tamanha paixão pela apuração da notícia e pela vontade em produzir conteúdos exclusivos.Polêmico, controverso e dono de uma forte personalidade, Leo conquistou um público cativo por dar notas explosivas e audaciosas num mundo artístico mais conservador. Seu lema: “A fama tem um preço estou aqui para cobrar”.

Sobre o blog

Notícias exclusivas sobre o mundo das celebridades e os bastidores do show business no Brasil.