Topo

Amora Mautner: “Agora só falo verdades para quem quer"

Leo Dias

20/05/2019 14h27

Amora Mautner (Foto: TV Globo)

"A Dona do Pedaço" estreia hoje com uma dupla – autor e diretora artística – que só por estarem trabalhando juntos já se tornam uma aposta de grande sucesso. Amora Mautner e Walcyr Carrasco têm a exigência profissional e o comprometimento com a obra como características em comum, e pretendem juntos reerguer a audiência do horário nobre da Rede Globo.

Depois de uma entrevista com Walcyr, o Blog do Leo Dias apresenta hoje uma conversa com Amora – uma mulher temida por muitos, com uma fama na Globo por 'não ter freios', fazendo as críticas mais duras – lógico, com um embasamento que a vida lhe deu – mas que deixaria o profissional mais autoconfiante, com sérias dúvidas sobre sua carreira.

Ela está envolvida, além da novela das nove, com a série "Assédio", dois trabalhos com um protagonismo feminino muito forte, algo que Amora considera um grande aprendizado.

Na entrevista, a diretora, aos 43 anos, fala como a maturidade a tornou "mais doce". Amora também entrega como é a relação com o ex-marido, Marcos Palmeira, com quem trabalhará novamente após nove anos separados, e diz que sempre admirou o ator, justificando que esse tempo todo sem dirigi-lo em um folhetim foi apenas por desencontro de agendas.

Leia a entrevista completa com Amora Mautner:

BLOG DO LEO DIAS – Dirigindo a série "Assédio" e também "A Dona do Pedaço" você está trabalhando em produções com um protagonismo feminino muito forte. O que tem de você nessas produções? O que você leve das suas experiências para esses trabalhos?

AMORA MAUTNER – Acho que a força feminina está em tudo o que eu faço, e nesses dois casos as protagonistas são mulheres muito fortes e potentes, aproveitei para aprender mais sobre potência feminina com elas. Em "Assédio" eu me emocionei com várias sequências, mais nos momentos da leitura, onde imaginei o que elas realmente viveram. Muito chocante tudo. Mas, na filmagem, eu fui mais técnica, pois tinha que ter tudo pronto para aproveitar a emoção das grandes atrizes que eu tinha no elenco. Gosto que valha a primeira vez, quando um ao vivo. Quis que os depoimentos fossem de primeira.

Você é uma diretora conhecida por falar muitas verdades, e as pessoas nem sempre estão acostumadas a ouvir verdades. Você sempre foi assim? Isso já te causou problemas?

Sempre fui uma pessoa direta e intensa, e já me causou problemas onde as pessoas levaram isso para o lado pessoal. Pra mim tudo é trabalho. Mas, agora, estou bem mais calma e falando verdades só para quem quer. Estou mais doce, acho que é a idade, risos.

É comum que as pessoas digam que têm medo de você?

As pessoas criam estigmas, mas como tudo está em movimento e mudando o tempo todo, os estigmas também mudam. Sou bem mais amorosa do que brava.

Amora Mautner dirigindo cena de "A Dona do Pedaço" (Foto: TV Globo)

Você também é responsável pelo início da carreira e até conhecida por ser "madrinha" de alguns atores, como é o caso da Mel Maia. Como é preparar e "abraçar" esses atores? Quais as suas dicas?

A Mel é uma paixão. Cresceu perto de mim. Adoro toda a família dela. Ela tem um talento gigante. Acho que a principal dica é estudar para ter profundidade e repertório. Ver muito filme, ler poesia, escutar música, treinar toda forma de pensamento abstrato. Disso surge a unicidade que cada ator deve conquistar para brilhar.

Walcyr Carrasco é um autor muito rígido com o texto dele, cobra muito. Quem é mais rígido, você ou ele? Como é a parceria de vocês e como se complementam?

Estou meio apaixonada pelo Walcyr, risos. Ele é um craque, sabe demais do ofício. Admiro muito. E, fora isso, é uma pessoa direta, generosa e amorosa. Estou muito feliz com esta parceria. Torcendo muito para que sejamos felizes até o fim e que o público goste da nossa novela.

Você tem alguma superstição? Tem algum ator que te dá sorte, é o seu "pé de coelho"?

Sou zero supersticiosa. E sim, tenho atores com quem queria estar sempre junto, mas nem sempre é possível.

O horário das nove da Globo está vindo de uma novela com muitas questões nos bastidores e polêmicas. Você, como diretora artística, tenta fazer que uma novela não seja influenciada de forma alguma por problemas que os atores trazem da vida pessoal? Como lidar com atores que estão abalados por estarem envolvidos em polêmicas?

Desde a pré da novela eu vivo numa bolha, risos. Não temos tempo para mais nada, pois colocar uma novela das 21h não é mole. Deve ser difícil tudo isso, mas eu pessoalmente nunca passei por esses problemas.

Você e o Marcos Palmeira estão voltando a trabalhar juntos depois de 10 anos, e depois de 9 anos da separação de vocês. Precisou desse tempo para conseguirem voltar a trabalhar? Como é dirigir o ex-marido?

Nós sempre fomos amigos. Admiro ele como pessoa, é um grande pai, e sempre quis trabalhar com ele. Foi falta de agenda dele, se não já teríamos trabalhado. É só alegria. É muito bom dirigir o Marcos. Ele é um ator que ajuda muito nas marcas, tem uma experiência enorme e é muito amado pela equipe. Além do talento dele, acho que vão amar ele na novela.

*Com colaboração de Lucas Pasin

Amora Mautner e Walcyr Carrasco (Foto: TV Globo)

Sobre o autor

Leo Dias é jornalista e apresentador do programa “Fofocalizando”, do SBT. Foi correspondente internacional da rádio portuguesa RDP, passou pelas TVs Bandeirantes e RedeTV! e apresentou um programa na rádio FM O Dia, líder de audiência no Rio de Janeiro, onde entrevistava políticos, jogadores de futebol, dirigentes e muitos artistas. Assinou uma coluna de celebridades no jornal "O Dia" e também esteve nos jornais "Extra" e nas revistas "Contigo", "Chiques e Famosos", "Amiga" e "Manchete". Apesar dessa experiência, sempre se definiu como repórter, tamanha paixão pela apuração da notícia e pela vontade em produzir conteúdos exclusivos.Polêmico, controverso e dono de uma forte personalidade, Leo conquistou um público cativo por dar notas explosivas e audaciosas num mundo artístico mais conservador. Seu lema: “A fama tem um preço estou aqui para cobrar”.

Sobre o blog

Notícias exclusivas sobre o mundo das celebridades e os bastidores do show business no Brasil.

Blog do Leo Dias